by Alexandre Gouveia

O que Deus espera de nós e de nossa música?

Eu creio que Deus deseja que seu povo deleite-se ao estar com ele, que desfrute dos momentos com ele, e que esses momentos sejam de grande gozo, alegria e celebração e não um entretenimento passageiro, um passatempo, algo que não produz um efeito profundo em nosso ser.

Nossa música tem que fazer com que demônios fujam, cativos sejam libertos e que se estabeleça a palavra de Deus e seu Reino aqui na terra. Isaías 61:1-3.

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

 Isaías 61:1-3

a) Nossa vida e os nossos cânticos devem trazer libertação

A evangelização nada mais é do que a guerra declarada contra o reino das trevas. O canto e a música são um gancho bastante forte para atrair as pessoas a certos lugares, para então escutar a mensagem da salvação.

Continua sendo muito interessante o fato de Davi ter tocado sua harpa na presença de Saul e que o espírito ruim que o atormentava fugisse ante o som da música. 1 Samuel 16:14-18

E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta; Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor. Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.

Creio que foram vários fatores que levaram a isto:

O coração de Davi, músico contrito e humilhado na presença de Deus.

Ele reconhecia que o sobrenatural não podia acontecer através de nossas próprias força, mas pela força do Todo Poderoso. Era alguém que podia ser o ?canal? pelo qual o Espírito Santo podia fluir.

Ele conhecia o poder que existe nos louvores ao Senhor.

Suas músicas eram inspiradas e cheias da presença de Deus onde o espírito ruim, ao escutá-la reconhecia uma autoridade superior à sua de tal modo que não tinha outra alternativa senão sair correndo.

Quem dera se cada vez que você e eu tocássemos ou cantássemos isso acontecesse!

b) Nossa vida e os nossos cânticos devem declarar as verdades sobre Deus, ou seja, deve mostrar a seus profetas sobre coisas que quer enfatizar naquele momento.

Ao estar cantando e declarando as verdades nos louvores, estamos dando uma chance para aqueles que não conhecem a Cristo meditem sobre sua condição espiritual criando um ambiente para o arrependimento.

c) Nossa vida e os nossos cânticos devem manifestar a Glória do Senhor.

II Crônicas 5:11-14

Nosso texto relata a emocionante dedicação do templo de Salomão. O templo foi o cumprimento de uma promessa feita por Deus ao rei Davi. Davi queria construir uma morada permanente para a arca de Deus. Mas não foi permitido fazê-lo porque ele era um homem de guerra. Porém Deus prometeu a Davi que ele lhe daria um filho que iria construir um magnífico templo para o Senhor. À medida que entramos no capitulo 5 de II Crônicas o templo está concluído, e os preparativos estão sendo feitos para sua dedicação. Salomão ordena que todos os objetos sagrados de seu pai Davi, bem como os instrumentos a serem utilizados no serviço do templo sejam retirados da tenda e levados ao seu novo lugar no templo.

Os músicos e cantores estavam em perfeita harmonia musical e espiritual.

 

Workshop Dicas

As vozes.

O grupo responsável pela mensagem cantada, o mais importante dentro da equipe de louvor, e ainda assim o grupo de menor preparo musical na maioria das igrejas.

O estudo técnico da voz ajuda na pronúncia ou articulação das palavras como também na respiração, dinâmica e afinação da voz, além de dar embasamento prático e teórico para harmonização vocal.

Ensaie sempre, tire todas as dúvidas que aparecerem durante o ensaio. Não menospreze a sua parte no vocal, procure pensar no arranjo como um todo.








* Um novo tempo
* Uma geração de músicos comprometidos com o reino
* Uma chamado.... um caminho...uma fé... uma aliança
**** Assim é a Banda e Coral Hebron, intensidade e comprometimento a serviço da boa música